quinta-feira, maio 04, 2006

A caminho do 3 de Junho!

O motivo deste post é a escolha do tema para o seminário do dia 3 de Junho da cadeira de Sociologia da Cultura e dos MDI.

Assim, vou-me debruçar num tema alusivo ao impacto dos media, mais especificamente, da televisão, na vida das pessoas. A ideia é aprofundar a questão da confusão que por vezes existe na cabeça dos indivíduos, especialmente dos mais novos, em confundir a realidade com a ficção. Desta forma, vou basear a minha investigação num exemplo muito recente que abalou a ficção nacional: a morte do actor Francisco Adam, o Dino dos Morangos com Açúcar, série transmitida pela TVI.
Creio que os mais atingidos, não falando em amigos e familiares, foram os mais novos, aqueles que todos os dias olhavam para o actor, apenas e só como o Dino. Quero tentar perceber até que ponto os media são culpados pelo facto dos mais novos dizerem, “morreu o Dino dos Morangos com Açúcar”. A verdade é que não foi o Dino que morreu mas sim, o actor Francisco Adam.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o tema que proponho.
Agradeço desde já às pessoas que estão a ler o post.
Ficar-vos-ia muito grata se comentassem e propusessem formas e ideias de abordar o tema em questão.
Muito obrigada a todos. Espero que vos agrade a minha proposta.
Rita Serejo

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Rita, penso que é um tema interessante. Apesar de não gostar da série, interesso-me por questões relacionadas com a educação para os media e com os efeitos dos próprios media. Um dos comentários que vi na Visão da semana passada prendia-se com o facto de todos os dias morrerem pessoas da mesma forma que o Actor da Série, e a ele ter sido feita tamanha gala, e a outros não. Não estou a dizer que concordo com esta afirmação, mas gostaria que dissesses o que pensas.

4:28 da tarde

 
Blogger Ana Rita Lobão Serejo said...

Obrigada pelos vossos comentários.
Concordo perfeitamente que houve um "aproveitamento" na morte do actor. De facto, ainda hoje se vende e se fala sobre o assunto.
Penso que, como a Joana disse e muito bem, são questões da sociedade e dos media. Todos os dias somos bombardeados por este tipo de informações e não se trata de um acontecimento normal, certo?
Não é normal que um acontecimento destes, supostamente normal pois morre muita gente nas estradas, tenha suscitado tanta "gala".
A verdade é que afectou muita gente e fez crescer na cabeça das nossas crianças confusões e uma mistura de sentimentos que eu penso ser importante ver-se esclracida.
Obrigada mais uma vez.
Se tiverem outras sugestões de abordagem ao tema, ajudem-me!

Rita Serejo

4:33 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home