sábado, março 11, 2006

Que papel tem Portugal na Sociedade da Informação?

No passado dia 1 de Março de 2006 tivemos oportunidade de ouvir o Engenheiro Roberto Carneiro sobre o papel de Portugal na Sociedade da Informação.
Não é novidade para ninguém que estamos em plena “Era das telecomunicações e da tecnologia”. E também não é segredo para ninguém que nem todos os países têm a mesmas facilidades, nem os mesmo benefícios, no que diz respeito a este tema.
De facto, é evidente uma preocupação elevada da Europa com a sociedade da informação, nomeadamente, em campos como:
· Competitividade
· Economia
· Mobilidade
· Preocupação com a vigilância e segurança
· Contacto físico (que ainda hoje é muito importante)
· Modelo europeu como modelo social (solidariedade, comunidade, sentido de cultura)
A Europa e a América sempre foram alvo de comparação. Assim, há diferenças entre europeus e americanos e uma das mais sublinhadas, pelo Doutor Roberto Carneiro, foi a questão das oportunidades na Europa e na América para imigrantes. Enquanto que na América os imigrantes têm a possibilidade de mobilidade ascensional (todos podem ascender ao topo), na Europa isso não acontece e deparamo-nos cada vez mais com médicos ucranianos ou eslavos a fazer trabalhos na construção civil (mobilidade horizontal). É verdade que somos “bombardeados” por todo este tipo de informação todos os dias mas a verdade é que nunca nos sentamos, de facto, a pensar na realidade dramática que nos atinge todos os dias.
Jeremy Rifkin, autor da obra “The end of work”, explica na sua obra o valor da comunidade sobre o indivíduo, o valor do desenvolvimento sustentável, o valor dos direitos humanos e da cooperação global e é aqui que nós somos diferentes dos americanos. Para o bom ou para o mal? Fica ao vosso critério!
Para Portugal poder ter um papel relevante na Sociedade da Informação, é importante ter em conta o contexto em que vivemos, mais precisamente, a Europa que nos acolhe todos os dias, a toda a hora.
O desenvolvimento de inúmeros programas a nível nacional e europeu, têm-nos feito pensar acerca das possibilidades que temos ou não na Sociedade da Informação, como por exemplo, a Agenda de Lisboa, o eEuropa 2000, o eEuropa 2005 e o programa i2010.
A verdade e como o Doutor Roberto Carneiro afirmou, temos que ter uma série de requisitos que ainda não temos. Nem nós, nem talvez a Europa. Falo especificamente do programa i2010 que visa essencialmente: criar um espaço único europeu de informação, inovar e investir na investigação, apoiando as empresas em novos projectos e programas de inclusão, ou seja, queremos uma sociedade mais justa, sem fracturas sociais e onde todas as pessoas tenham as mesmas possibilidades. Ilusão? Talvez não. É possível atingir estes objectivos. Temos é que trabalhar todos no mesmo sentido!
Penso que Portugal tem bons empresários, pessoas empenhadas e com iniciativa e empresas inovadoras. É verdade que há empresas que já “não servem” e é aí que Portugal tem que investir, na “destruição criativa” das empresas que já não produzem. É importante investir em novos conteúdos, em novos programas e aí temos pessoal que nos pode ajudar. Por outro lado, e como o Engenheiro Roberto Carneiro referiu, a língua portuguesa é falada por milhões de portugueses espalhados por todo o mundo e é importante que tenhamos consciência disso, porque a língua é uma grande ferramenta no que toca a investimentos. A comunicação é cada dia mais importante e a língua é a sua principal ferramenta.
Em Portugal, temos boas empresas como por exemplo a Portugal Telecom, a Sonae que agora expande os seus investimentos à zona da Península de Tróia. Por outro lado, os bons empresários também andam pelos nosso mercados e um bom exemplo é o Engenheiro Belmiro de Azevedo.
Em suma, temos as base, as ferramentas mas talvez nos falte a atitude. Portugal não é um país de Terceiro Mundo e tem, como qualquer outro país, possibilidade de se expandir nos mais diversos campos. Importa termos consciência das nossas capacidades e investirmos na formação de pessoas que nos possam ajudar a crescer. O facto do português se falar em vários locais do globo é também uma ajuda. Porque não expandir os nosso negócios para outros horizontes?
Portugal tem um papel na Sociedade da Informação, só temos que tentar defini-lo de forma mais clara.

1 Comments:

Blogger Nuno Furtado said...

Teci comentário não só a este post mas à iniciativa global em www.acordasavestruzesmodernas.blogspot.com. Meritório.

4:17 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home