quinta-feira, março 09, 2006

Uma visita ao blog da Cristina Figueira!


Chegados à aula de Sociologia da Cultura e dos MDI, foi-nos pedido que fizéssemos uma avaliação de um blog de outro colega. Tarefa difícil? Talvez não, afinal e como a Cristina Figueira refere e muito bem, no seu primeiro post, "A construção do blog é um modo de reflectirmos e aprendermos também com as opiniões dos nossos colegas sobre os vários temas em questão".
Encontramo-nos numa situação de submissão perante esta máquina? Creio que não e isso fica bem explícito, à medida que analisamos outros blogs de outros colega. É bom aprender de outras formas, é positivo termos modelos de comoparação e é especialmente gratificante aprender com colegas que têm os nosso objectivos e se encontram na mesma situação.
O blog da nossa colega Cristina captou a minha atenção (confesso que não foi fácil escolher entre tantos e de tão agradável leitura), porque está feito de forma simples e com tonalidades muito suaves. Para mim, os blogs com muita informação confundem e dispersam a minha atenção para outros sites ou outros blogs, o que não será seguramente o objectivo. Assim, agradou-me imenso logo que abri o blog, deparar-me com uma tonalidade ligada, "porque não?" às novas tecnologias e ao mundo digital (cinzentos a contrastar com azul, verde água e laranja). Parece que não mas a estética de um blog diz muito da sua frequência.
Por outro lado, e no que diz respeito a conteúdos, os posts estão de agradável leitura e muito acessíveis. Verifica-se que a Cristina tem uma forma de ver os temas muito clara e é isso que nos tenta transmitir à medida que nos faz navegar pelo seu "Digital Revolution".
A ideia dos novos valores em ascensão no mundo de hoje, ficou muito bem expressa no post de dia 28 de Fevereiro. A "Era do Feminino" marca cada vez mais os nossos dias e isso percebe-se porque "A mulher assume hoje um papel novo e fundamental na sociedade, e este facto reflecte-se numa linguagem inovadora e mais voltada para as mulheres". Cada vez mais nos deparamos com tendências de consumo e marketing mais ligadas às mulheres e como a Cristina afirma e muito bem, "O Marketing actual aposta «cor de rosa», porque as mulheres não assumem apenas um papel, hoje são mães, profissionais, companheiras e por isso mesmo é a elas que cabe as maiores decisões de consumo".
Do seu primeiro post, ficou na minha cabeça uma frase que para mim foi muito bem escolhida: "a cadeira Sociologia da Cultura e dos MDI nos irá ajudar não só a sermos cidadãos e futuros profissionais de Comunicação mais críticos e atentos a estes pontos, assim como certamente nos ajudará a reforçar a nossa percepção da realidade". Que assim seja!
Penso que nos faz pensar a todos se lermos os posts uns dos outros. É curioso depararmo-nos com perspectivas diferentes das nossas sobre temas que também nos agradam e sobre os quais também nos debruçámos.