quinta-feira, abril 13, 2006

Democrática...a Internet??



A Internet é hoje em dia um dos meios mais eficazes para procurar informação. Para quem com ela convive, todos os dias, é difícil imaginar-se sem ela. De facto, a sociedade da informação veio para ficar e a Internet é a sua maior arma. Agora coloca-se uma questão muito importante: será que todos dispomos dessa arma tão importante que é a Internet?
De acordo com o texto de Cees J. Hamelink, Human Rights for the Information Society, “O direito de comunicar deve constituir o núcleo de qualquer sistema democrático” mas, a verdade é que nem sempre é assim e nem todas as pessoas têm acesso à Internet. “Communication is a fundamental social process, a basic human need and the foundation of all social organization” e de facto, assim acontece, sem comunicação não somos nada na sociedade. É através da comunicação que nos entendemos, aprendemos, comunicamos, procuramos informação, cultivamo-nos, socializamos...ou seja, a comunicação é a base a existência social do ser humano e por isso não deve ser limitada. A capacidade de comunicar deveria ser extensível a todos.
Uma das ideias expressas no texto de Hamelink é que o conceito de sociedade da informação é um conceito ilusório. Se analisarmos a questão bem a fundo, ou até mesmo superficialmente, vemos bem que isso é verdade. Com podemos falar em sociedade da informação, se nem toda a população tem acesso à Internet? Impossível e totalmente ilusório.
Em Angola, por exemplo, apenas 1,8% da população tem acesso à Internet. Já nos Estados Unidos da América, raro será o americano que não acede à Internet. Por outro lado, quando falamos de banda larga, Portugal tem um acesso muito limitado, verificando-se que poucos portugueses acedem, hoje em dia, à banda larga.
São estes os contrastes que o mundo nos apresenta...são estes os dados que nos escandalizam...são estas as informações que temos e que nos levam a repensar a tão chamada “sociedade da informação”.
Acredito plenamente em melhoras e acredito que de dia para dia, mais pessoas acedem à Internet mas, não acredito que sejamos um dia todos iguais no que toca a acesso à “sociedade da informação”. Somos diferentes e isso expressa-se bem na nossa maneira de viver, aqui, em África, na China, na América, um pouco por todo o globo.

“Artigo 19: Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado por causa das suas opiniões e o de procurar, receber ou difundir, sem consideração de fronteiras, informações ou ideias por qualquer meio de expressão.” [1]

Todo o ser humano tem direito a aceder à informação. No entanto, nem sempre lhe é possibilitado o acesso aos meios de informação. Por isso mesmo, em resposta à pergunta colocada para este post, respondo que não, não acredito que a Internet seja democrática.

Resumindo, não acredito na democratização da Internet porque:
  • Nem todos os seres humanos acedem à Internet;
  • Nem todas as pessoas têm computador;
  • A banda larga existe em poucos países (EUA, sempre na frente);
  • Grande hegemonia de servidores nos Estados Unidos da América;
  • Nem todos se informam, comunicam ou pesquisam através da Internet;

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO??ONDE??
Não sei até que ponto podemos falar em Sociedade da Informação mas em Internet democrática, certamente não podemos. Quando todos acedermos da mesma maneira à Internet ou, pelo menos, da maneira mais semelhante possível, então aí sim acredito que a Internet possa ser democrática. Isto porque, possibilitará a todos uma participação activa em determinadas questões e o usufruto exclusivo dos benefícios da Internet. Nessa altura, estaremos todos globalizados e imersos na Sociedade da Informação.

[1] http://www.amnistia-internacional.pt/sobre_ai/dudh/dudh2.php